HISTÓRICO

ASPRA Bahia Regional Ilhéus - Consolida-se um Sonho! 

A ASPRA BAHIA foi fundada no dia 04 de março de 2009, sendo a Regional de Ilhéus (ASPRA BA/IOS), fundada um ano depois, no dia 18 de junho de 2010, tendo inicialmente 23 sócios fundadores que acreditaram e tornaram esse sonho realidade.
A ASPRA-BAHIA REGIONAL ILHÉUS teve a sua gênese iniciada durante as Assembléias do Movimento Polícia Legal – MPL na Capital desse Estado. Naquele período três dos seus diretores estavam presentes na deflagração do MPL, os Soldados Júnior, Andrean e Novaes, até então filiados a outra associação. Nesse período, apenas o Sd Andrean conhecia e mantinha contato freqüente com o Soldado Prisco Presidente Fundador da ASPRA-BA.
Na Cidade de Salvador percebemos como os interesses dos praças eram tratados, ficou evidente que éramos todos massa de manobra nas mãos de poucos que não se preocupavam com as condições de trabalho e salariais dos Policiais e Bombeiros Militares. O Soldado Júnior, com os demais, denunciou certas práticas daqueles representantes, como o acordo para não paralisar as atividades de imediato garantindo assim a Stok Car, mesmo contra a vontade de todos os presentes que as berros clamavam: “é hoje, é hoje...” pelo início do Movimento imediatamente.
Após essas desilusões continuamos filiados a essa outra associação, até que dois dias depois eles acabaram com o MPL pelo telefone, dando um claro sinal de desrespeito aos quase 20 MIL policiais e bombeiros que estiveram no Clube dos Oficiais para deflagrar o MPL. Quando soubemos disso, formamos um grupo e fomos a sede dessa associação para apresentar a nossa desfiliação bem como a desfiliação de vários policiais que se sentiram desrespeitados. O resultado dessa nossa atitude combativa, foi uma sindicância que o Soldado Novaes e o Soldado Júnior responderam, tudo isso para nos intimidar, se esse era o objetivo nós o frustramos, pois nos sentimos mais fortes e responsáveis por promover essas mudanças, foi então que começamos a nos reunir a convidar Prisco para vir a Ilhéus e fundarmos aqui uma Associação que verdadeiramente respeitasse os seus sócios e colocasse os interesses dos mesmos acima de tudo. Foi tudo muito difícil, quem viveu aquele período sabe do que falamos, quantas vezes tiramos dinheiro do nosso bolso para tornar esse sonho realidade, e o pior de tudo era ouvir pessoas dizendo que não íamos a lugar algum, que a ASPRA – BA/IOS não viveria um ano. Mas graças a cada um dos nossos novos filiados podemos dizer que uma nova era está nascendo, os que quiserem se manter no paradigma que se mantenham, mas aos que querem quebrar tabus venham nos ajudar a fazer valer os nossos direitos.
Após todo o ocorrido supracitado, nos reunimos no auditório do então Colégio Estadual de Ilhéus, já na presença do Dr. Djalma Eutímio, nosso saudoso advogado, quando fundamos a ASPRA-BA/IOS e elegemos nossa Diretoria que é composta pelos seguintes Soldados(as) PM Augusto Leite de Araújo Júnior, Andrean dos Reis de Freitas, José Lourenço de Jesus Novaes, Soélia Maria Silva de Souza  e Verônica Bastos Nascimento .
A ASPRA–BA/IOS é uma entidade que se propõe a unificar os movimentos de representação dos policiais e bombeiros militares em âmbito estadual, lutar pela valorização salarial, por melhores condições de trabalho, por um código de ética que elimine as normas ultrapassadas existentes, que cerceam a liberdade, desestimula o serviço e nega a cidadania plena, a combater toda forma de opressão, perseguição e discriminação no ambiente de trabalho.
Possui caráter de Associação de Direito Privado, com Personalidade Jurídica, sem fins econômicos, de duração indeterminada. Tem independência jurídica podendo representar seus associados, judicial e extrajudicialmente, em conformidade com o art. 5º, XXI da CRFB/88, tem como perfil colocar sempre seus associados como prioridade total, em todas as decisões da entidade.

São alguns dos objetivos da ASPRA – BA/IOS:
 Promover e representar seus sócios em ações judiciais e extrajudiciais;
Realizar encontros com associados para discussão de temas jurídico, científico e cultural;
Congregar Policiais, Bombeiros Militares e familiares, estimulando a união e solidariedade em defesa de seus interesses e reivindicações;
Concorrer para o engrandecimento da classe;
Desenvolver postura política não partidária. Nas questões institucionais de interesses dos associados;

Direitos dos Associados:
Tomar parte nas assembléias, discutir, propor e votar os assuntos e decisões netas tratados;
Candidatar-se a qualquer dos cargos de todas as instâncias decisórias da ASPRA (ver Estatuto da ASPRA);
Votar em todas as instâncias decisórias da ASPRA;
Requerer ao diretor coordenador a convocação da Assembléia Geral;
Fazer denúncias, postular direitos ou apresentar sugestões;
Acesso a prestação de conta;
Acesso ao Estatuto da Associação.

Deveres dos Associados:
Observar as disposições estatutárias;
Trabalhar pelos objetivos da entidade;
Zelar apelo bom nome da ASPRA-BA;
Pagar em dia a contribuição fixada no Estatuto;
Atender às convocações da Diretoria Executiva e da Assembléia Geral;
Manter os dados cadastrais atualizados junto à secretária da ASPRA-BA;

Quem pode se associar:
Todos os Policiais e Bombeiros Militares da Bahia, Oficial e Praças da ativa e inatividade, da reserva ou reformados, licenciados, agregados;
Dependentes diretos;
Pensionistas;
Ex-servidores da Polícia e do Bombeiro demitidos sem decorrências de práticas ilícitas;
Outros em situação prevista em Estatuto da Associação e nas condições nele descrita.

Observação:


Essa publicação é um resumo do estatuto e tem caráter meramente informativo. Para caráter de documento e comprovação de todas as nuanças que reage a ASPRA-BA, leia o Estatuto.